quarta-feira, 29 de julho de 2015

EVO 2015: Pós-porrada (Análise Top 8 de UMvC3)



Então, demorei uma semana com o post da EVO desse ano por pura preguiça e porque resolvi fazer algo diferente do que postar os resultados. Se você já acompanha ou para nesse blog por acidente frequentemente (?), já deve estar acostumado que a maioria dos posts aqui são voltados a UMvC3 e USFIV por serem os fighters mais recentes que me dedico/acompanho. Então, analisarei o Top 8 do Marvel, que foi uma baita surpresa pelos gods do jogo e outros jogadores bem fortes não estarem lá. Futuramente posso fazer uma análise sobre o Top 8 de Ultra também, atualizarei nesse mesmo post. Se quiser ver os resultados dos outros jogos, clique nesse link aqui e seja feliz.
Ah, só reforçando que analisarei os personagens usados e a postura dos jogadores, não somente as partidas em si. Sem mais delongas... GO FOR BROKE!



ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM 3
1. BE|Kane Blueriver (Hulk/Sentinel/Haggar)
2. CTRL|RayRay (Magneto/Doctor Doom/Sentinel)
3. ApologyMan (Firebrand/Doctor Doom/Super-Skrull)
4. TA.Tier3|Frutsy (M.O.D.O.K./Captain America/Doctor Doom)
5. YKWIS|GoldenBoyNeo (Magneto/Doctor Doom/Phoenix)
5. TMP|Cross (Zero/Doctor Strange/Dante)
7. SF.T3|Dizzy (Zero/Doctor Doom/Vergil)
7. RF (Morrigan/Doctor Doom/Vergil)


Aí está a ordem dos campeões desse jogo maluco que temos uma relação de amor e ódio. Ao olhar essa lista, o primeiro susto é não ver os deuses do jogo (ChrisG, Justin Wong e Filipino Champ); o segundo susto é onde estão os outros "god slayers" como Cloud e Clockw0rk; o terceiro possível susto pode ser os jogadores americanos estarem em minoria; e o choque final é um time low/mid tier vencendo o maior campeonato do mundo.

Um pouco de estatística com teoria do jogo:
Seis dos oito finalistas, tem Doom no time (RIP melhor suporte). Dois Magnetos e um deles não é um dos melhores, sem querer desmerecer o Neo, mas o Mag do FChamp disputa o primeiro lugar com o do Ray. Uma Morrigan, e não é o ChrisG, é um jogador japonês na posição mais baixa dos finalistas. Dois Zero/Vergil, e nenhum deles é o Cloud ou o Flux. O melhor Firebrand/Skrull do planeta, beleza, pegou Top 3. Os dois melhores Sentinelas disputando a Grand Finals... Aceitável, acredito. Strange empatado em quinto, e nem é o Nemo ou alguém que use o time dele (Nova/Strange/Spencer). Os dois Vergils ocupando as posições mais baixas do Top 8. MODOK/Doom nas finais... Aceitável, mas um CAP NA SEGUNDA POSIÇÃO DO TIME é um mindblow. Um Hulk/Drones/Lariat vence, INVICTO, o maior campeonato do mundo.
Esse Top 8 chocou. Não me entendam mal, não estou desmerecendo o KBR, ele jogou lindamente, fez tudo certinho e conseguiu controlar as emoções dele. Olhem esse flashback da Capcom Cup de 2013 e comparem com o desempenho dele em todo a EVO como ele evoluiu em técnica e controle emocional.

Pra mim, ao ler os nomes dos finalistas, achei que o RayRay levaria. Ele é um dos jogadores mais "otimizados" que tem; a movimentação dele é impressionante com plink dashes a torto e a direito; ele faz o combo mais otimizado possível de qualquer confirm e os mixups dele são muito ambíguos, fazendo um uso muito bom dos Drones pro Mags e pro Doom.
Não acompanho a cena japonesa de Marvel, fora o Nemo, Abegen e Kusoru eu não conheço ninguém... Cross, RF e Dizzy eram completos desconhecidos pra mim. O gameplay do Cross me chamou muito a atenção por ser um dos poucos Zeros que usam mais um assist neutro forte além do Jam Session. Os mixups, extensões e confirms com Bolts desse cara eram muito legais, deu pra ver que ele era muito criativo com o time.
RF matou o ChrisG mas não deu nem pro cheiro no Top 8, o cara realmente jogava mal... Farofa pura com o Vergil e a Morrigan dele não era tão forte assim. Pode ter sido nervosismo, mas foi a impressão que deixou.
Dizzy tinha um jogo neutro bom com Zero + Plasma Beam, mas não foi o suficiente.
A surpresa de ver o Neo e não o FChamp como representante de Phoenix foi bem estranha. O Neo jogou muito bem, claro, mas ao meu ver ele não estava com nível pra competir com o Ray e Apology.
Apology com aquela pressão forte de Firebrand + Plasma Beam, setup de unblockable de Firebrand + Tenderizer e Skrull âncora não foram o suficientes. Foi vencido pelo RayRay na winners e na losers, os dois sets foram bem apertados. Nota: Skrull foi realmente o único âncora que conseguiu fazer alguma coisa no torneio... Veja a trilha de Vergils mortos nos replays pelo Youtube. lol A Phoenix do Neo foi bem também, mas o Skrull foi loucura (no bom sentido. Sim, isso é um elogio pro Skrull).
Frutsy já pegou Top 8 na EVO em 2012, e uma adaptaçãozinha de trocar Task por Doom esse ano fez ele chegar lá de novo. Pra descrever como me senti com a performance dele do top 8, vou colar uma parte do meu post no fórum do Fighters: Uma das coisas mais horrendas que vi nesse top 8, sem querer desmerecer o Kane, foi ver um MODOK perder pra um Hulk. Frutsy deve ter pego algum "EVO nerves" na hora e não sabia o que fazer. Isso ardeu meus olhos, MODOK vs Hulk é tipo uma match 10-0. Aí se não foi os "EVO nerves", foi inexperiência na match, que foi o que quebrou a perna de muita gente (não só contra o KBR, Cloud perdeu cedo contra um jogador de V Joe/Raccoon/Morrigan).
Ah, um pequeno adendo nessa parte do post: De novo, não estou desmerecendo o jogador (Frutsy, nesse caso), emoção atrapalha muito na hora, imagina nas finais do maior campeonato.
Por fim, KBR venceu com Hulk/Sent/Haggar uma porrada de top tiers e top players. O esforço e o Hulk dele esmagou as tier lists e o que tornou possível o que não era na teoria. Como ele disse na entrevista quando se classificou pras finais, Lariat e Drones cobrem muito bem as fraquezas do Hulk; Lariat deixa a defesa mais sólida, não dependendo somente da armor do Hulk enquanto os Drones geram uma ofensiva poderosa e o Hulk protege o Sentinela bem durante a chamada de assist. Os mixups do Hulk com Lariat são bem estúpidos e talvez a parte mais importante do time: Qualquer confirm genérico do Hulk (cr.L, st.H, j.H, j.S, air grab e command grab) e de qualquer um dos assists geravam um TOD (touch of death). É o time que se mata o primeiro char, ele não vai te deixar jogar com os outros dois a não ser que ele erre algum mixup ou no neutro.

Esse parágrafo é pros chorões:
Aproveitando e pegando o resto do post do Fighters com preguiça de explicar/escrever de novo:
O foda disso é ver a galera querendo botar defeito em tudo, independente do tanto de trabalho que o Kane teve com o time dele. ATÉ HOJE vejo nego reclamar de Doom/Vergil, Morri/Doom, Zero+assist retardado, unblockables e afins, aí quando um time low/mid tier ganha o maior campeonato do mundo, ficam "ai, ele só farofou H e chamou Lariat". Tá certo que ninguém gosta de levar essas coisas; eu mesmo fico puto da vida quando tomo um mixup de entrada do Zero e nem o cara que fez sabe como defende ou até mesmo quando não respeito um Lariat... A culpa é MINHA por levar a porrada, não vou desmerecer o outro jogador por fazer algo que é bom/broken/forte e que o jogo permite. Se o cara não defendeu um mixup ou uma farofada do KBR (sim, apesar de jogar bem, o Kane é masher pra caralho), a culpa é DELE por não defender. Acredito que todo mundo ali no top 8, em teoria, tinha como vencer do Kane. O problema tava na adaptação, desconhecimento de matchup, nervosismo ou algo assim (como citei o Frutsy acima), mas ainda é culpa do jogador que perdeu. "Ah, ele farofou mimimi" E daí? Tu pode farofar também, os mesmos personagens e estratégia que ele usa estão disponíveis pra você no momento do character select.

No fim; trabalho duro >>>> Tier Lists.


Palavras do campeão do povo. ;)


[ Espaço reservado para a futura edição do post com a análise das finais de USFIV ]


Então é isso. Tiveram momentos surpreendentes em outros jogos como o pop off adiantado no Guilty Gear, a incrível grand finals do Killer Instinct, a eliminação prematura de ChrisG em UMvC3 contra o próprio time, Poongko e sua mirror match de mamilos em USFIV e o esforço lazarento do Gamerbee durante todo o camp de USFIV (quando editar o post, falarei mais da performance dele no Top 8 e o controle zoado do Momochi na Grand Finals lol).


Fica aí a lição, pessoal.
Agora quero a camiseta com esse texto mais do que nunca... Shoutouts to Brokentier.



quarta-feira, 1 de julho de 2015

ICE Tournament 2015 - Results



Então, sumi um pouco do mapa e eu estava planejando em fazer um vídeo para voltar com o blog e tratar do assunto desse post e outras coisas a mais, mas esqueci de carregar a pilha da máquina. Anyways, nesse fim de semana teve o ICE Tournament 2015 aqui em Curitiba, com torneios de Pump It Up Prime, Ultimate Marvel vs Capcom 3 e Ultra Street Fighter IV. Como eu disse em outro post, o objetivo inicial da ICE era fazer uma espécie de feira de games, mas houve danos na estrutura do local e para não prejudicar os competidores dos campeonatos, decidiram mantê-los e realizá-los em outro local com a premiação levemente alterada.

Os vencedores do Marvel e do Street ganharam uma inscrição gratuita no Treta Championship Pride no final do ano. Além desses dois torneios, teve um torneio em duplas de USFIV onde, pode-se dizer que, a zoeira comeu solta haha. Dos participantes de Curitiba pode-se ver presenças fortes como TRT China (UMvC3/USFIV), TRT GigioLurez (USFIV), TRT BahiaWong (USFIV), SW BrunoJam (UMvC3), Krespo (UMvC3) e entre outros. Também tivemos rostos conhecidos de outros estados pro torneio de Ultra, como EF Keoma (Rio Grande do Sul) e SOA Ibukiman (Rio de Janeiro).
Enfim, sem mais delongas, fiquem aí com a chuva de vídeos:



Day 1 - UMvC3

Spoiler: Eu não ganho

Day 1 - USFIV até Top 8


Day 2 - USFIV Top 8


Day 2 - USFIV Campeonato de Duplas


E é isso aí. Aproveitando esse final de post pra parabenizar a organização da ICE por proporcionar esse evento sensacional. Infelizmente, não compareci no segundo dia, mas fiquei muito feliz com a reunião da galera da região pra jogar, e espero que a cena continue crescendo e se unindo mais por aqui. E parabéns aos vencedores também, eles esperam por você no Treta!

Keep fighting!

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...