quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A polêmica do alternate da Laura



Bom dia/tarde/noite/madrugada, povo. Primeiro post de 2016 trata de uma coisinha que surgiu no começo desse ano e andou incomodando o povo que transita pelas interwebs, especialmente os brasileiros: A roupa alternativa da Laura em Street Fighter V. O "auê" todo começou porque a personagem mostra muito corpo, depois começaram a falar que é uma má representação das brasileiras, má representação da mulher e por aí vai. Concordo em partes, vamos lá:





1) O design do Alternate e o que tem a ver com o Brasil
Tá, ela está, obviamente, com pouca roupa. Coisa típica nos jogos de hoje, fanservice é algo bem comum em certos jogos, mas quando puxou pro lado do brasileiro, o povo ficou revoltado. Vi um argumento que até compartilhei no Facebook por achar engraçado, era algo do tipo "na novela pode, mas no jogo não?" mostrando uma personagem de novela ao lado de Laura, com as roupas bem semelhantes. Quando parei pra pensar, a coisa não é bem assim... Realmente tem muitas moças/mulheres que se vestem desse jeito por aqui então não achei exagero nessa parte, mas o problema é essa imagem ir pro exterior; a novela só vai passar aqui dentro (às vezes em outros países), enquanto o jogo vai pro mundo todo. Aí vem gente dizendo que ficou ofendido com a roupa, eu fiquei ofendido com a fonte em Comic Sans na camisa. Porra, olha a roupa da Mika, acha QUE TODO MUNDO do Japão é daquele jeito? Olha o alternate da Chun, acha que todo mundo na China anda daquele jeito? E todas as mulheres do Reino Unido mostram a bunda que nem a Cammy?

2) Má representação da mulher em um jogo
Concordo aqui. Vi também pelo Facebook os argumentos "reclamam do alternate da Laura mas o Zangief sempre andou de sunguinha" e "reclamam da Laura, mas ninguém fala nada do alternate do Ryu". São duas coisas diferentes... Tanto nos games e/ou nas HQ's,por exemplo, a maior parte dos produtores visa alcançar o público masculino por um bom tempo. "Tá, e o que isso tem a ver?" Calma lá. Quadrinhos e jogos criavam certos apelos para poderem vender mais, que além de criar personagens femininas extremamente sensuais e com pouca roupa, criavam heróis com o físico absurdamente "bombado", pois os dois são frutos de fantasia do homem. Mulheres = fantasia sexual; herói bombado = fantasia do homem sobre poder/força. Por isso, os homens nem ligam para representação dentro desses lugares, pois boa parte dos personagens são assim. Fora dos jogos de luta, acredito que os maiores ícones femininos nos jogos seriam Lara Croft e Samus. Lara sempre foi "sensualizada" pelos produtores, mas no fim das contas a sua personalidade forte e determinada predominou, ganhando mais ênfase nos jogos mais recentes que mostram seu amadurecimento. No caso da Samus, a maioria dos jogadores de Metroid se impressionou ao descobrir que o protagonista do game, que mata uma cacetada de bichos diferentes no tiro, era mulher e não um homem debaixo da armadura no primeiro game. Acredito que as mulheres precisam de uma representação melhor, ainda mais nos jogos de luta.

3) Alternate feio ou bonito não vai influenciar no gameplay
Para de reclamar de roupa e vai jogar pra ganhar os campeonatos e ficar rico. :v





TL;DR - Tem mulher que se veste como o alternate da Laura aqui, mas não são todas. Mimimi do brasileiro porque a coisa foi pro lado dele. O alternate é uma representação de uma parte das brasileiras, pare de generalizar e reclamar sobre isso. O alternate é uma representação ruim pra mulher.

Fim de post; no próximo trarei uns pensamentos sobre... MAHVEL.

Keep fighting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...