quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Street Fighter V: Fracasso no Lançamento?



Bom dia/tarde/noite/madrugada/whatever, guerreiros! Aproveitando o embalo do que andam falando por aí, gostaria de me posicionar também sobre o lançamento do Street Fighter V.

É o seguinte: Povo reclamando que falta conteúdo, que não valeu o dinheiro e que a Capcom foi preguiçosa. Beleza, tá certo em partes, pois desde o início do desenvolvimento do jogo, a empresa disse que conteúdo seria adicionado após o lançamento. Mas aí as reclamações ficam como "Pra um lançamento o jogo tá ruim! Tá incompleto!" Concordo em partes também, pois pros jogadores competitivos o jogo está perfeito: Training Mode e Online (apesar de ter alguns problemas no servidor, dá pra jogar tranquilo online com seus amiguinhos).

O problema, é que também desde o início do desenvolvimento, a Capcom vem afirmando que queria juntar o público casual com o competitivo, fazendo com que mais gente se interesse em aparecer nos campeonatos. Mas, como atrair mais casuais se não tem conteúdo offline o suficiente pra eles se acostumarem com o ambiente do jogo? Só tem Versus, Modo História (curtíssimo, pois é só uma introdução dos personagens antes do modo história em CG que será adicionado posteriormente), Training e Survival. Sim, casuais são importantes pra ter público, verba e divulgação do produto, mas os reviews deles estão lascando fogo no jogo pela falta de conteúdo. O que mais me deixou indignado foi quando descobri que NÃO TEM MODO ARCADE! Sério, WTF? Esse é um modo obrigatório pra jogos de luta desde sempre, não tem porquê deixar de fora. Outra coisa que até agora eu tô me perguntando se vão adicionar um modo World Tour ou semelhante como no Alpha/Zero 3. Em minha opinião, esse foi melhor modo de jogo já implementado em um jogo de luta, misturado com elementos de RPG como subir níveis e equipar habilidades diferentes como defesa no ar, regeneração de barra de Super, defesa infinita, etc. Eu passei horas jogando isso, e era bem divertido apesar de umas derrotas frustrantes pro Shin Bison e Shin Akuma.



Outra adição interessante para o público casual seria o Dramatic Battle, também da série Alpha/Zero, onde você selecionava dois personagens e enfiava porrada em um único adversário. Você também poderia ser o personagem solo em alguns casos, como em certas partes do World Tour e no modo Survival.



Enfim, sugestões e sonhos a parte, o que aconteceu foi que a Capcom focou demais na galera competitiva, o que não é ruim, mas acabou esquecendo do conteúdo que realmente atrairia o público casual. Foi um desastre no lançamento do jogo? Para os casuais sim, porque a expectativa estava grande, ainda mais pros jogadores que estavam cheios de Street Fighter IV e queriam algo novo. Mas, não dá pra julgar o jogo pela capa, como dito antes, ainda terão updates e com isso o jogo poderá ter mais modos.

É isso aí,
Keep fighting.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

UMvC3 - Construção e Formações de Times


Bom dia/tarde/noite, guerreiros. Post sobre Mahvel, e como o título diz trata-se de construção de times. Segue aí os termos que devemos saber antes (que eu deveria ter postado por aqui antes do post da tier list, mas blz...). Se você já é cavalo velho, pode ir direto pra parte da construção.

- Glossário

- Footsies/Jogo Neutro

- Setup: Uma ação ou uma combinação de ações como posicionamento, espaçamento, um meaty, chamada de assist e etc que precedem ou viram um mixup ou combo.

- Metagame: Seria os personagens e/ou estilo de jogo que "mandam" em disputas de alto nível. No caso de UMvC3, metagame é ganhar a guerra dos personagens point (ou "point war") e matar os próximos personagens com mixups de entrada.

- Reset: Quando o dano do combo deteriora demais e você decide "perder" o combo de propósito para fazer um mixup/setup e gerar outra oportunidade de confirmar combo. Muito usado para poupar recursos e confundir o adversário, por exemplo.

- Shell: A meu ver, trata-se de dois personagens que funcionam muito bem em um time independente do terceiro. Por exemplo, MorriDoom é a shell de Morrigan + Dr. Doom, que funciona bem independente do terceiro personagem que pode ser um Vergil, Strider, Dante, Raccoon, Hsien-Ko, Ghost Rider ou whatever.

- Sinergia: Seria o quão bem o time/shell funciona. Mixups, setups, jogo neutro, assists que cobrem fraquezas do outro personagem, DHC’s, THC’s e por aí vai. Lembrando que TAC’s não são sinérgicos, pois é uma opção universal, qualquer char faz.

- DHC: Delayed Hyper Combo. Quando você cancela um super/hyper do personagem que está no point em um super do personagem seguinte. Pode gastar de duas a cinco barras.

- THC: Team Hyper Combo ou apenas Team Super. Quando dois ou três personagens executam um super ao mesmo tempo. Gasta duas ou três barras.

- TAC: Team Aerial Combo. Em um air combo, você aperta S junto com alguma direção, atirando o adversário para o lado que escolheu e o seu próximo personagem continua o combo. Se o adversário advinhar o lado, ocorre um TAC counter, você não continua o combo e volta pro jogo neutro. Aqui tem os TAC infinites, que já foi comentado no blog. Se quiser saber mais, só clicar aqui.

- Posições no time: Point (personagem que inicia a partida), Middle (segundo personagem) e Âncora/Anchor (terceiro personagem).

- Snapback: Ataque que, quando conecta, força a entrada de um personagem do adversário pra posição de point. Gasta uma barra.

- X-Factor: Boost temporário de força e velocidade, ficando ainda mais forte quanto menos personagens no seu time.

DHC, THC, TAC, Snap e XF são mecânicas/termos específicos das séries MvC.


Segue a descrição das formações. Tive base nesse texto (em inglês). Pode-se perceber que alguns times podem ser classificados em mais de um tipo de formação, então aí vai:



Front-Loaded ou Full-Front

Tipo de formação que mais gosto. Trata-se de um time point/assist/assist, onde o primeiro personagem usufrui de dois assists favoritos no neutro que o ajudam a cobrir suas fraquezas e vários ângulos na tela ou potencializar seus pontos mais fortes. Nessa formação, quando o point morre pode ficar complicado por às vezes os outros dois personagens não possuírem uma sinergia forte. Como exemplo, vamos usar o time do Bruno Wizard: Chris/Haggar/Strider. É um time que o Lariat cobre a defesa do Chris (que é bem fraca devido aos seus botões não serem muito rápidos e ele não possuir movimentação no ar pra fugir) e o Vajra ajuda a pegar o povo que voa, controlar melhor o espaço e confirmar combos em fullscreen. Mas, quando o Chris morre, percebe-se que a sinergia entre Haggar/Strider não é boa, já que o prefeito não consegue fazer nada de perigoso com a ajuda do ninja. No fim das contas, se o Haggar morrer, você tem Dark Strider. Se derem snap no Strider e matarem ele, você perdeu o jogo praticamente.

Claro, existem certas formações que possuem uma poderosa shell de assist para o char point e ainda te dá um âncora forte de brinde, como o time MarlinPie: Viper/Doom/Amaterasu. Doom ajuda a Viper no neutro com Plasma Beam, enquanto Cold Star da Ammy dá um lockdown absurdo pra Viper meter vários mixups e ajuda até em unblockables na entrada dependendo do caso. Quando a Viper morre, Doom/Ammy é uma shell estúpida e altamente capaz de conseguir ganhar a partida: Cold Star é um dos melhores assists pro Doom (lockdown absurdo e mixups de entrada bem fortes), o THC é possivelmente o melhor do jogo (quase impossível de se defender), Ammy tem combos de raw tag pro Doom, setups de papel + slow... Enfim, acredito que deve ter mais coisas. E no fim, se tudo der errado, tem Ammy de âncora que é um char bem forte.

Como montar um time assim: Escolha um personagem point (Wolverine, Viper, Morrigan, Magneto...) e veja um assist que ajude no jogo neutro dele (algum assist que cubra a horizontal, como Unibeam ou Tatsu. por exemplo). Veja um segundo assist que cubra outros ângulos de ataque ou que seja um lockdown caso o primeiro char precise, e verifique se esse char pode usar bem o XF3 (Dante, Ammy, Strider, Akuma...). Agora veja a sinergia entre os dois personagens de assist. Profit (ou não). Pode sair algumas coisas assim: Wolverine/Doom/Dante, Wolverine/Dante/Akuma (time SBK), Firebrand/Doom/Skrull (time Apologyman), Zero/Strange/Dante (time Cross), Vergil/Doom/Strider (time Clockw0rk), Magneto/Doom/Sentinel (time RayRay), Hulk/Haggar/Sentinel (time KBR/Comboman70), Nova/Doom/Strider (time Marvelo), Wesker/Strange/Strider e entre outros.














Point/Assist/Âncora

Não sei se tem um nome pra esse tipo de time, mas é provavelmente a formação mais usada em torneio e é mais popular do que a formação full-front. Aqui se trata de duas shells separadas, unidas por um personagem em comum que estabelece uma sinergia no time. Não entendeu? Então exemplificarei com o clássico e estúpido Wolverine/Doom/Vergil. Uma shell é Wolverine/Doom, a outra é Doom/Vergil; temos o Wolverine no point, Doom no suporte agindo como "sinergista" e o Vergil de âncora. Se tirarmos o Doom, sobra Wolverine/Vergil que faz absolutamente nada aterrorizante no neutro.

"Por que é mais usado que os full-front?" Acredito que é pela chance de sucesso maior que esses times possuem; por causa do point e o âncora serem problemas. O plano é: Wolverine + Plasma pra matar o time todo e mixup de entrada com Rapid Slash; se você perder o Wolva, enrola o jogo com o Doom e faz DHC pro Vergil pra inverter o momentum da partida. Se você tiver sorte e não levar um snap, Dark Vergil tá prontinho pro comeback. Resumindo: Point + suporte ganhando o jogo, se nada der certo tem o âncora pra virar tudo. Na pior das hipóteses vai sobrar o Doom na âncora porque o Wolverine VAI ser eliminado e o Vergil também, pois como já dito anteriormente, eles são os problemas do time. Outros times bem famosos também abusam disso: Zero May Cry (Zero/Dante/Vergil) e o time Chris G (Morrigan/Doom/Vergil). Vale lembrar que ZMC pode trocar o Vergil e o Dante de lugar, usar um Vergil com XF2 + assist top é tão compensador quanto um Vergil no XF3.

Como montar o time assim? x/Doom/Vergil Acho que já respondi ali em cima, mas segue outros exemplos que podem ser vistos em outras ordens no time: Viper/Vergil/Strider (shells Viper/Strider e Vergil/Strider; suporte: Strider), V.Joe/Doom/Morrigan (shells Joe/Doom e MorriDoom; suporte: Doom), CapAmerica/Sentinel/Strider (shells Cap/Sent e Cap/Strider; suporte: Sentinel), Zero/Vergil/Dante (shells: Zero/Dante e Dante/Vergil; suporte: Dante), Wolverine/Dormammu/Shuma (shells Wolvie/Shuma e Dorm/Shuma; suporte: Shuma), Morrigan/Doom/Vergil (shells Morrigan/Doom e Doom/Vergil; suporte: Doom).










Gimmick

Não achei um nome bom pra essa classificação haha. É um time que perde o sentido/estratégia original quando certo personagem morre, obrigando o jogador a utilizar o plano B. Exemplificando para melhor entendimento: Times de Fênix no geral. O plano principal é você ter barra pra Dark Fênix enquanto ganha o jogo com point + assist. O time que cabe nessa descrição é Magneto/Doom/Fênix, já que é Magneto + Qualquer um dos assists do Doom + TAC pro Doom + ter barra pra Fênix. Se você perde o Magneto, tem que tentar segurar o jogo com o Doom pra manter/ganhar barras. Se o adversário decide poupar o Mags e dar snap direto na Fênix e matá-la, você tem a shell Mag/Doom cheia de barra, sendo esse o plano B.

Times de Frank West são mais um exemplo. O plano principal é upar o Frank pro nível 4~5 e ganhar o jogo com ele + assists. Se você perde o personagem que usa pra upar o Frank ou o próprio Frank, a estratégia muda. Um bom exemplo seria a formação Magneto/Dante/Frank, que consequentemente pode ser considerado um time full-front pro Mags e pro Frank nível 5. Se você perder o Dante, fica um pouco mais complicado pro Magneto subir o Frank direto pro nível 5. Se perder o Magneto, o neutro do Frank fica ruim dependendo da matchup por falta de um assist horizontal. “Ah, mas Frank/Dante tem o THC”, eu não acho bom gastar as barras do THC pra resetar o neutro, a não ser que você tenha 3.5 ou 4 barras depois do Mags morrer. Acredito que vale mais a pena usar pra upar ou punir uma chamada de assist. Se o Frank morrer, Mags/Dante é uma excelente shell devido a pressão e controle de espaço de Mags + Jam Session e Dante + Disruptor também é válido se quiser mudar a matchup. Dante é um âncora bom e o Mags consegue se virar dependendo da matchup, o problema é ele não ter mixups de entrada sozinho, dependedo de frametraps e guard breaks. E, no fim, se tudo der errado, você fica com Frank nível 1 de âncora e fica na espera de um milagre. Outros times notáveis de Frank são os que usam Skrull ou Nova no point pra upar usando o DHC, como o time antigo do Apologyman: Skrull/Frank/Doom.

Times de unblockable como Firebrand e X-23 se encaixam aqui também. Já citei o time do Apologyman como um full-front, mas ele entra aqui também, porque se acabar perdendo o próprio Firebrand ou o Skrull, o propósito de garantir o hit com o unblockable vai pro espaço. Se perder o Doom, perde o assist neutro do Firebrand (dificultando aproximação), no fim das contas tem random Skrull no XF 3 pra salvar o dia, mas se levar um snap tem Doom de âncora e na pior das hipóteses vai sobrar o Firebrand (o que é difícil, porque todo mundo mata ele quando pega). No caso da X, ela depende de TAC pro unblockable funcionar, como na formação Dante/Mags/X-23 (time do Ash/Merkyl) ou a formação DapVIP (Dante/X-23/IronMan). O problema desses times é depender do TAC pra upar, porque se levar counter, pode ser horrível pro Dante conseguir o hit de novo por ele ter matchup ruim contra personagens point (leia "Zero, Wolverine, Morrigan, Magneto" ou simplesmente leia "Dante is ass"). Iron de âncora é praticamente suicídio, o char é ruim demais além de ter que estar com 3 barras pra noiar um Iron Avenger pra sobreviver e ter que estourar XF). X-23 até consegue se virar, mas não possui mixups bons quando está sozinha.

Outro caso, seria o time do Filipino Champ: Mag/Dormammu/Doom. Depois do DHC do Magneto pro Dorm, a estratégia fica focada nele com o keepaway usando spells, Purification e Stalking Flare com ajuda dos mísseis do Doom e de vez em quando Disruptor do Magnus. Quando o Dormammu morre, volta ao plano original que é usar Mag/Doom pra vencer o neutro. Pior das hipóteses: Dormammu âncora. Ele é um âncora bem subestimado, mas o problema é ele ter muita match ruim (leia: "qualquer personagem rápido no chão com botões rápidos, char com botões idiotas ou projéteis rápidos" ou leia "Wolverine, Viper, Magneto, Zero, Vergil com barra, Morrigan com momentum, Hawkeye, Strider com Ouroboros...").

O time Nemo pode ser outro exemplo. O objetivo é conseguir o hit com o Nova de qualquer lugar da tela, levar pro canto e com a ajuda do Spencer fazer o setup para o Flame Loop do Strange para montar várias barras e matar com poucas. Quando o Nova morre, o Flame Loop é inexistente, sobrando para o Strange sobreviver o mixup de entrada para fazer DHC pro Spencer e resetar o neutro (Spencer + Bolts > Strange + Grapple). Se o Spencer morre, o Nova ainda pode fazer setup pro Flame Loop sozinho, mas não de qualquer lugar da tela. Spencer de âncora consegue fazer algo, Strange depende de um Vishanti -> XF na maioria das vezes, Nova de âncora até consegue botar medo (vide partidas do Tayson).

Como montar um time assim? Monte o time em volta de Fênix, Frank, Phoenix Wright ou whatever e veja as necessidades deles. Pra Fênix, você precisa de personagens bons pra montar barra e que tenham um neutro bom (ou faz que nem o Shadowrusher que foge com a Chun e fica chamando Morri pra ganhar barra...); outros times de Fênix usam um point forte que pode gastar barra pra matar + Doom, como o time do Noel Brown (Wolverine/Doom/Fênix) ou o PzPoy (Zero/Doom/Fênix). Pro Frank, personagens que dão uma cacetada de hits, tenham bons assists e THC demorado pra dar tempo do Frank recuperar do balarotti super dele e bater a foto (Trish, Dante, Ammy, Task...). No caso do PW, use assists que possam protegê-lo enquanto pega evidências (Lariat, Jam Session, Hidden Missiles, Hyakuretsu, Tatsu, Shadow Blade...), seja paciente e você terá um PW distribuindo dedadas. Pro Firebrand, o time do Apology é o time perfeito dele, sendo que existe uma variante trocando Skrull por Iron Man (time do SkyHighClaw); outros times de Firebrand incluem as formações do Zak Bennet (FB/Dorm/Ammy e FB/Doom/Ammy). Time do Filipino Champ possui uma variação com Dante no lugar do Doom, não é tão efetivo quando os mísseis, mas Jam Session faz um belo trabalho no neutro; pode-se substituir o Magneto por algum personagem que deixe o adversário em um estado de knockdown após um DHC em uma altura boa pro Dorm colocar o Stalking Flare (Thor, Wolverine, Viper, talvez Trish, Wesker e MODOK). Se você gosta de low tiers e quer manter o setup via crumple, pode substituir o Nova por Iron Fist, She-Hulk (Combofiend) ou Chun-Li na formação Nemo e sofrer ainda mais pra confirmar o combo e "setar" o FoF loop), mas existem vários setups utilizando tags e DHC's, só dar uma conferida pelo Youtube (especialmente no canal do EMC).
















Âncora Duplo

Times que consistem de Point/Âncora/Âncora como Dante/Vergil/Strider ou Âncora/Assist/Âncora como o time do Clockw0rk: Vergil/Doom/Strider (que também pode ser considerado um time full-front). A estratégia seria ter uma saída a mais pra fazer um comeback. No caso do Dante/Vergil/Strider, o cara pode dar snapback ou torrar XF no Vergil, mas tem que lidar com Dark Strider com menos recursos e o mesmo vale em caso de snap no Strider (se tu precisar de XF pra matar Strider, reveja o dano do seu time lol). No fim das contas, o pior que pode acontecer é ter Dante no XF 3, que ainda é capaz de fazer comebacks. No caso do time do Clock, você vai sofrer pra matar o Vergil no point e ainda tem que lidar com Doom/Strider que é uma excelente shell.

Como montar o time assim? Veja como os dois âncoras se comportam e tente encaixar outro personagem como um point forte ou um suporte. Outras opções incluem Doom/Ammy/Strider (time antigo do Clock, e Doom no point é suicídio atualmente), Wolverine/Vergil/Akuma, Morrigan/Vergil/Strider, Ammy/Morrigan/Phoenix (um dos times de zoeira do Chris G), Zero/Ammy/Phoenix (time do Prophete) e talvez o time do Flocker (Zero/Vergil/Hawkeye) e um dos times do Yipes (Spencer/Vergil/Hawkeye).








E é isso aí; agora você explorar combinações de personagens com base nessas "fórmulas" sabendo como está o metagame. Caso queira acrescentar/corrigir algo, fique a vontade nos comentários. Venho digitando esse texto já tem um certo tempo, fiz uma pausa enorme e voltei só recentemente, então pode ter algo errado ou desatualizado. Qualquer dúvida, só perguntar nos comentários. Ah! E uma pequena observação: Atualizarei os vídeos do post aos poucos, caso eu encontre partidas que sirvam como bons exemplos de como um time se comporta. Demorei mais pra postar porque fiquei garimpando vídeos, e decidi deixar do jeito que estava e depois ir atualizando. Agradeço a compreensão.

Keep fighting.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A polêmica do alternate da Laura



Bom dia/tarde/noite/madrugada, povo. Primeiro post de 2016 trata de uma coisinha que surgiu no começo desse ano e andou incomodando o povo que transita pelas interwebs, especialmente os brasileiros: A roupa alternativa da Laura em Street Fighter V. O "auê" todo começou porque a personagem mostra muito corpo, depois começaram a falar que é uma má representação das brasileiras, má representação da mulher e por aí vai. Concordo em partes, vamos lá:





1) O design do Alternate e o que tem a ver com o Brasil
Tá, ela está, obviamente, com pouca roupa. Coisa típica nos jogos de hoje, fanservice é algo bem comum em certos jogos, mas quando puxou pro lado do brasileiro, o povo ficou revoltado. Vi um argumento que até compartilhei no Facebook por achar engraçado, era algo do tipo "na novela pode, mas no jogo não?" mostrando uma personagem de novela ao lado de Laura, com as roupas bem semelhantes. Quando parei pra pensar, a coisa não é bem assim... Realmente tem muitas moças/mulheres que se vestem desse jeito por aqui então não achei exagero nessa parte, mas o problema é essa imagem ir pro exterior; a novela só vai passar aqui dentro (às vezes em outros países), enquanto o jogo vai pro mundo todo. Aí vem gente dizendo que ficou ofendido com a roupa, eu fiquei ofendido com a fonte em Comic Sans na camisa. Porra, olha a roupa da Mika, acha QUE TODO MUNDO do Japão é daquele jeito? Olha o alternate da Chun, acha que todo mundo na China anda daquele jeito? E todas as mulheres do Reino Unido mostram a bunda que nem a Cammy?

2) Má representação da mulher em um jogo
Concordo aqui. Vi também pelo Facebook os argumentos "reclamam do alternate da Laura mas o Zangief sempre andou de sunguinha" e "reclamam da Laura, mas ninguém fala nada do alternate do Ryu". São duas coisas diferentes... Tanto nos games e/ou nas HQ's,por exemplo, a maior parte dos produtores visa alcançar o público masculino por um bom tempo. "Tá, e o que isso tem a ver?" Calma lá. Quadrinhos e jogos criavam certos apelos para poderem vender mais, que além de criar personagens femininas extremamente sensuais e com pouca roupa, criavam heróis com o físico absurdamente "bombado", pois os dois são frutos de fantasia do homem. Mulheres = fantasia sexual; herói bombado = fantasia do homem sobre poder/força. Por isso, os homens nem ligam para representação dentro desses lugares, pois boa parte dos personagens são assim. Fora dos jogos de luta, acredito que os maiores ícones femininos nos jogos seriam Lara Croft e Samus. Lara sempre foi "sensualizada" pelos produtores, mas no fim das contas a sua personalidade forte e determinada predominou, ganhando mais ênfase nos jogos mais recentes que mostram seu amadurecimento. No caso da Samus, a maioria dos jogadores de Metroid se impressionou ao descobrir que o protagonista do game, que mata uma cacetada de bichos diferentes no tiro, era mulher e não um homem debaixo da armadura no primeiro game. Acredito que as mulheres precisam de uma representação melhor, ainda mais nos jogos de luta.

3) Alternate feio ou bonito não vai influenciar no gameplay
Para de reclamar de roupa e vai jogar pra ganhar os campeonatos e ficar rico. :v





TL;DR - Tem mulher que se veste como o alternate da Laura aqui, mas não são todas. Mimimi do brasileiro porque a coisa foi pro lado dele. O alternate é uma representação de uma parte das brasileiras, pare de generalizar e reclamar sobre isso. O alternate é uma representação ruim pra mulher.

Fim de post; no próximo trarei uns pensamentos sobre... MAHVEL.

Keep fighting.

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...