terça-feira, 8 de março de 2016

Notas de Treino (parte 3)

Bom dia/tarde/noite/madrugada, guerreiros. Seguindo a continuação dos treinos, farei um post diferente essa vez. Ao invés de analisar jogo por jogo o que estou ou deveria estar fazendo, segue uma análise geral do meu perfil - da minha postura - como jogador e no que preciso melhorar. Vamos lá:

Pra saber o que preciso melhorar, tenho que saber qual o perfil de um bom jogador. Ele precisa ter:

- Bom controle das emoções. Não se desespera ou se frustra quando algo não vai como esperado. Admite os erros;
- Consciência e conhecimento de jogo; estar alerta: Reconhecimento rápido de situações e como evitá-las e/ou counterá-las; rápida adaptação na estratégia; boa leitura de jogo e reações e bom conhecimento dos personagens, jogo e suas mecânicas. Resumindo: Fundamentos;
- Paciência. Saber quando deve apertar determinado botão ou executar determinada estratégia. Esperar o oponente abrir a guarda, fazer um ataque desnecessário ou gastar seus recursos, por exemplo;
- Execução de combos. Erros de execução são cruciais e podem custar a partida.


1) Emoções


Um dos meus maiores problemas, sempre foi controlar o emocional. Às vezes o nervosismo me faz jogar bem (prestar atenção em uma jogada específica do adversário que já caí alguma vez) ou jogar muito mal (ficar puto porque nada dá certo). Como trabalhar isso? Entre as partidas (por exemplo, acabei de perder a primeira, meu adversário está com 1x0), volto ao character select, respiro fundo e penso nas jogadas que mais caí e como posso evitá-las ou se o meu problema está na matchup (se devo trocar de personagem, assist, ordem dos personagens, groove, Super Art, Ultra, etc). Nesse tempo, posso tentar me acalmar. Obviamente, não posso ficar pra sempre no character select, mas essa breve pausa é boa contra jogadores que são fortes, ficam mais confiantes, quando estão no controle do set (PR Balrog e um exemplo disso). Eu tenho que começar a praticar isso nas casuais, porque em um set sem compromisso eu berro, xingo, dou risada, fico inconformado, jogo controle no amiguinho enfim, ponho tudo pra fora. Sob pressão de torneio, tomo uma postura mais séria, mas ainda demonstro emoções: Respiro fundo quando algo não dá certo, olho pra baixo e pros lados, passo as mãos na cara, mordo o lábio, faço careta... Essas pequenas expressões deixam o adversário mais tranquilo, pois ele está sabendo que fico me torturando do lado dele. É algo pra trabalhar aos poucos, vai demorar até conseguir separar emoção do jogo; ser frio.






2) Consciência e Conhecimento do Jogo

Não achei uma palavra muito boa pra traduzir, em inglês seria algo como "Game Awareness", algo como um estado de alerta para as possíveis situações que podem aparecer durante o set. Saber o que o adversário mais faz na situação X, é uma das coisas que demoro pra pegar, junto com mudança de estratégia e leitura no jogo do adversário. Quantas vezes já levei Helmet Breaker feito doido no UMvC3 até eu decidir fazer algo a respeito? Uma frase que define isso, que ouvi/li em algum canto da internet, diz "Como sair de vortex? Não fique onde você possa levar/iniciar um vortex" (eu já tinha parado de levar tanto HB antes de ver a frase, mas é aplicável lol). "Como não levar HB? Fique fora da área do HB", evitando a situação. Levei isso mais a frente: "Como não levar mixup de entrada do Zero? Não deixe ele matar o primeiro personagem" e essa frase se adapta para cada situação e para cada jogo. É algo simples de pensar, mas já que sou cabeça dura, ela quebrou de tanto HB e vi a luz. Já nas leituras, também demoro... Tenho que prestar mais atenção no que o adversário faz em certa situação e conseguir um bait ou whiff punish, por exemplo.

Conhecimento do jogo é obrigatório: Framedata, matchups, hitboxes estranhas, e por aí vai... Mas lembre-se que teoria no papel é uma coisa, o problema é por no videogame. Outra coisa que ajuda bastante é você parar de pensar no que você quer fazer e pensar no que o adversário quer fazer. Por exemplo, na minha partida do Salty Day de SFA3, eu queria, por alguma razão do universo, dar um grab no PH, mas ele sempre metralhava o soco fraco pra me afastar. Eu irritado, queria fazer de novo e tomava soco fraco. Eu estava vencendo o set por 2x0, mas aí ele começou a vir de forma ainda mais agressiva e eu não adaptei contra a apertação de botão insana dele e acabei perdendo de virada. Falta de preparo, falta de adaptação e só pensei no que eu queria fazer; somando tudo isso, bateu o desespero e me desequilibrei emocionalmente. Derrota merecida.




No início do vídeo tem um menu pra selecionar as lutas. Escolha ThiagoEis vs PH Chiba para ver o desastre.




2.1) Paciência

Algo que ainda estou atrás ,as acredito que já adquiri bastante no decorrer de vários HB, Dive Kicks, Foot Dives, Ultra e Supers no wakeup, Shoryuken no wakeup, Shory depois do Shory, farofa de soco fraco a qualquer momento, e a lista segue. Com o tempo, consegui ver melhor essas "nóias" e farofas, que são ações bem comuns dos casuais no online (os veteranos do online e também do offiline fazem Ultra no wakeup, por exemplo, mas com menos frequência). O que fazer? É esperar e ver o cara se matar no próprio veneno. Dê um bait no Shoryuken e puna fortemente pro cara aprender e nunca mais esquecer. Meta um launcher após um backdash contra um Foot Dive feito em fullscreen. Se o cara aperta muito agarrão, frametrap nele. A paciência também faz parte dos fundamentos citados lá em cima, mas fiz um sub-tópico pra ficar melhor. Ainda tomo algumas coisas estúpidas assim por falta de atenção, as vezes até faço pra tentar pegar de surpresa. Isso também pode ser incluído na minha partida do Alpha 3 acima.






3) Execução

A minha é bem ruim, então o jeito é ficar os primeiros minutos do training mode praticando combos que tenho dificuldade, e uma vez ou outra revisar os mais básicos. Recentemente, tenho pensado em "combo não ganha partida, fundamento sim". Você pode saber o combo mais otimizado do seu personagem, mas não adianta nada se não sabe vencer o jogo neutro e/ou abrir a defesa do adversário. Uma dica básica em certas situações é: Não complique; se você sabe que um combo básico vai matar, não vá fazer firula ou um combo gigantesco pra "matar bonito", pois isso aumenta o risco de você dropar o combo e dar mais uma chance ao oponente. Sim, ter execução é importante, mas fundamentos sempre vem antes.




Aí ele faz todos esses combos. Compare com a quantidade de torneios grandes de UMvC3 que ele levou...



Esse foi o terceiro post da série Notas de Treino. Se tiver alguma sugestão ou crítica, sinta-se livre para fazê-lo nos comentários.

Keep fighting.

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...